Como funciona um plano de engenharia condominial?

O plano de engenharia condominial engloba atividades importantes para a assessoria na gestão técnica dos condomínios. São direcionados principalmente para o suporte dos síndicos, prestando todo o auxílio necessário com embasamento para a tomada de decisões sobre a contratação, execução e acompanhamento de obras e de serviços de manutenção na edificação, e para orientação em questões técnicas de engenharia, que muitas vezes podem gerar incertezas a todos os condôminos.

Mas como funciona um plano de engenharia condominial? Como é a assessoria técnica dada ao síndico nas questões de engenharia que envolve a tomada de decisão para a realização de manutenções e obras?

O plano de engenharia pode ser personalizado conforme as necessidades de cada condomínio e de cada síndico, englobando uma série de atividades que vão possibilitar o suporte adequado na contratação de serviços e na gestão técnica do condomínio.

Listamos alguns serviços que podem ser inclusos no nosso plano de engenharia condominial, como:

– Inspeções prediais regulares e periódicas, para o levantamento e acompanhamento de inconformidades técnicas.
– Elaboração de termos de referência com o detalhamento de informações para a elaboração de propostas de serviços de manutenção e de obras.
– Análise e equalização de propostas de serviços, de forma a balizar os orçamentos recebidos e de avaliar os requisitos básicos para a contratação de empresas capacitadas e habilitadas para as atividades envolvidas.
– Realização de vistorias e visitas técnicas periódicas, com o objetivo de prestar esclarecimentos sobre apontamentos das inspeções prediais realizadas e de orientar tecnicamente sobre assuntos pontuais e específicos da rotina do condomínio.
– Implementação de procedimentos técnicos que garantam maior segurança e auxiliem no uso e na operação dos sistemas da edificação.
– Acompanhamento das rotinas e de planos de manutenção, com o auxílio de softwares de gestão, que facilitem o registro das intervenções realizadas de forma a resguardar o histórico de manutenção da edificação.
– Fiscalização de obras contratadas pelo condomínio, para que sejam executados os procedimentos de acordo com o termo de referência e com os projetos previstos.
– Auxílio na gestão de reformas das unidades residenciais, orientando sobre a análise da documentação técnica a ser solicitada conforme a ABNT NBR 16.280.

Para conhecer mais sobre os nossos planos, entre em contato conosco!

Palavras-chave: engenharia condominial, plano de engenharia condominial, engenharia para condomínios.

Compartilhar este conteúdo
iniciar conversa
Olá 👋
Posso ajudar?