Como funciona a assessoria técnica dos planos de engenharia condominial?

Fazer a gestão da manutenção em um condomínio é algo de grande complexidade. Priorizar as intervenções e as obras mais importantes, escolher empresas capacitadas para a execução das manutenções e garantir a execução de procedimentos técnicos de acordo com normas técnicas são processos que podem trazer muitas dúvidas ao síndico.

Contratar uma assessoria técnica com os planos de engenharia condominial traz uma série de benefícios e vantagens para a administração do condomínio e maior segurança e tranquilidade ao síndico!

O plano de engenharia condominial auxilia no direcionamento quanto a questões relacionadas a manutenção de edifícios, permitindo uma gestão mais eficaz dos recursos do condomínio.

Com a experiência e conhecimento técnico da equipe de engenharia, é possível antecipar potenciais problemas, permitindo que sejam corrigidos antes que se tornem mais graves e onerosos, e ter uma maior segurança na contratação e na fiscalização de obras, garantindo maior segurança aos usuários e à edificação.

Mas como funciona uma assessoria técnica do plano de engenharia condominial na gestão da manutenção e de intervenções na edificação?

Para garantir mais segurança na tomada de decisões, o condomínio pode contar com uma assessoria técnica que ajude nas orientações técnicas sobre reformas, inspeções e serviços relacionados a manutenção. Com a realização de visitas periódicas e do auxílio na elaboração de procedimentos técnicos, o engenheiro condominialista se torna o braço direito do síndico frente as demandas técnicas que permitem o adequado uso e operação dos sistemas construtivos.

Com um plano mensal de engenharia condominial, o síndico tem o respaldo técnico necessário para:

  • Realização de obras nas áreas comuns e para a gestão de reformas nas unidades residenciais;
  • Elaboração de procedimentos técnicos para zeladores e equipes de manutenção locais;
  • Elaboração de termos de referência e análise de contrato para a contratação de serviços de engenharia;
  • Escolha de empresas prestadoras de serviços, com base em uma análise preliminar de documentos e capacidade técnica;
  • Fiscalização de obras e acompanhamento de serviços contratados;
  • Tomada de decisão sobre intervenções emergenciais;
  • Implementação de plano de manutenção preventiva;
  • Orientação de condôminos em questões do uso e operação da edificação;
  • Realização de reuniões com o conselho para a tomada de decisões técnicas;
  • Direcionamento em demandas judiciais e extrajudiciais relacionadas a engenharia.

Nós da TecCondo elaboramos planos personalizados de engenharia condominial, com base nas necessidades e características de cada condomínio. Entre em contato para mais informações.

Palavras chave: engenharia condominial, síndico, manutenção, condomínio.

www.teccondo.com

Compartilhar este conteúdo